Uma das coisas que mais gostamos é de nos vestir bem. Queremos estar sempre bem alinhados, com as melhores roupas para eventos importantes. Seja uma formatura ou o aniversário de família, a questão da roupa é sempre um problema que acomete a maioria dos adultos. Ocorre que a dúvida sobre o que vestir também tem chegado ao universo infantil.
As crianças acabam aprendendo com os adultos tudo o que precisam para se desenvolver enquanto seres humanos. Nós somos os responsáveis por ensinar as crianças sobre os problemas ambientais que o mundo sofre, a questão da poluição, além de passar a eles todo o conhecimento que temos sobre os principais assuntos da sociedade humana.
Em razão disso, elas acabam tendo nos adultos um exemplo a ser seguido. Assim, a dúvida sobre o que vestir também chegou no universo infantil e transformou o jogo stardoll em um sucesso estrondoso. Em 2016, o jogo tinha 400 milhões de usuários em todo o mundo. A maioria, crianças e adolescentes que gostam de passar horas escolhendo roupa para seus avatares.
Com o tempo, o jogo evolui para outros tipos de atividades. Os usuários passaram a criar a ambientação de casa, a decoração, a arquitetura, além de se preparar para festas e interagir com outros jogadores. Basicamente, os jogadores estavam treinando para uma vida adulta que demoraria para chegar. Esse jogo mudou a forma como a indústria enxergava o fato de ser adolescente e passou a investir nesse mercado.
Séries e filmes
Observando esse movimento do mercado, plataformas de streaming passaram a investir cada vez mais na criação de desenvolvimento de séries e filmes voltados para o público teen, aqui compreendido crianças e adolescentes. Sucesso de bilheteria jovem passaram a ser cada vez mais presentes em plataformas como Netflix. A maioria dessas séries mostrava como era a vida de adolescentes em escolas e ambientes mais adultos.
Uma dessas séries, chamada Elite, conta a história de um grupo de jovens dentro de uma internato. Eles vivem romances, dramas, brigas e disputas internas que só um adolescente em processo de amadurecimento sabe o que é. Essas vivências acabam gerando uma empatia grande entre os adolescentes e crianças que assistem. Além de ensinarem sobre vários assuntos que os pais evitam falar, como a questão da sexualidade.
Internet e redes sociais
As redes sociais também passaram a ser um importante instrumento de aprendizado das crianças e adolescentes que buscam aprender mais sobre o universo adulto. Nas redes sociais elas têm contato com diferentes influentes que explicam como passaram pelo processo de amadurecimento e aprenderam sobre diversos assuntos com colegas e amigos.
Além disso, na internet os adolescentes e adultos encontram um ambiente de amparo, no qual podem contar com outras pessoas e amigos digitais para superar os dramas e as dificuldades de ser um jovem em pleno século XXI. Além disso, eles contam com a internet para socializar, já que muitos jovens não conseguem se dedicar o suficiente para os amigos como gostariam. A escola e as tarefas do dia a dia tomam todo o tempo disponível deles.